Editora

EDITORA POPULAR POESIA EM COLETIVO

O projeto Poesia em Coletivo teve início em meados de 2011, a partir da distribuição de poesias no Metrô e paradas de ônibus na cidade de Samambaia, Distrito Federal. A ação visava estimular o consumo e reflexão sobre a literatura produzida na cidade, bem como democratizar o acesso, pois muitos e muitas trabalhadoras não possuem – ainda – acesso à Internet e ou Biblioteca pública.

A ação idealizada pela MC e Educador Social Markão Aborígine, deu início a produção da primeira edição e E-book ‘Sem rosto, família ou nome’. A partir de acúmulo sobre diagramação e ferramentas de publicação, sobretudo digitais, o projeto Poesia em Coletivo fora sistematizado e o autor passou a ministrar oficinas de formação sobre poesia e literatura marginal em escolas públicas, Unidades de atendimento em meio aberto, movimentos sociais, etc.

Em setembro de 2014 fora lançado o segundo livro do projeto chamado ‘Favela como você nunca viu’, do autor Fernando Borges, um jovem poeta morador da cidade Estrutural, umas das regiões de maior vulnerabilidade social do Distrito Federal.

Assim como as poesias que eram distribuídas por meio de fotocópias, os livros produzidos e lançados pelo projeto são feitos de maneira artesanal e popular, por meio de impressões, recortes e colagens, além claro, que são disponibilizados gratuitamente para download em páginas específicas.

A partir do projeto já foram lançados três livros:

Ebook Sem rosto, família ou nome I Markão Aborígine
Favela como ninguém viu I Fernando Borges
Lascô poético I Coletânea de jovens assentados e assentadas no MST e Contag de Unaí - MG.

Estão em fase de diagramação mais três obras:

A fábrica, de Tarcísio Pinheiro, poeta e ativista cultural de Samambaia, DF;
Letras rebeldes, coletânea de poesias de jovens de Cuiabá, que participaram de oficina sobre Literatura Marginal no 1º Encontro Intermunicipal da Juventude, realizada em Mato Grosso;
Brasília Periferia, coletânea de poetas e poetizas moradoras do Distrito Federal que já participaram do Sarau Samambaia Poética, projeto organizado pelo Coletivo ArtSam.


Poesia em Coletivo

Literatura Marginal e Resistência


Nenhum comentário:

Postar um comentário